Brincos - Tendências e História

argola, bricos, brinco, brinco cascata, brinco em gota, stud -

Brincos - Tendências e História

Os brincos sempre tiveram um papel importante no universo das joias ao longo da história registrada. O termo “brinco” é geralmente utilizado para se referir a ornamentos presos aos lóbulos das orelhas e, mais recentemente, o conceito tenha passado a incluir ornamentos utilizados em outras partes da orelha.

brincos antigos

Par de brincos do Egito Antigo

Par de brincos Roma Antiga

Par de brincos Roma Antiga

Em muitas culturas e contextos os brincos são tradicionalmente usados como símbolos de identidade cultural ou tribal, como identificadores de idade, estado civil ou posição social, ou , ainda porque acredita-se que tenham poderes medicinais ou de proteção.

Mulher Masai e suas joias

Mulher masai

Mulher indiana

Mulher indiana

Mesmo quando eles têm outros significados culturais a função principal dos brincos é decorativa, uma vez que eles tem posição de destaque entre o cabelo e a roupa. Talvez por conta desta posição estratégica, mais do que qualquer outro tipo de joia, os brincos foram particularmente sensíveis a mudanças no mundo moda e do design – à medida em que os penteados, chapéus, colarinhos e decotes mudavam, também os brincos aumentavam ou diminuíam proporcionalmente em tamanho e destaque, muitas vezes funcionando como item chave para equilibrar a aparência.

Brincos no Século XX

No século XX os estilos das joias mudaram tão rapidamente quanto a própria moda. Na primeira década os brincos mais populares era os que possuíam gotas leves formadas por pedrarias de pequeno porte. Diamantes, pérolas e pedras combinando com a cor do traje eram as combinações mais populares.

A primeira década do século XX também viu o aumento da aceitação das bijuterias – adornos que eram utilizados pelo seu valor decorativa e não pelo valor atual da peça (como acontecia com as joias). Esta mudança de comportamento permitiu que as mulheres passassem a ter diversos pares de brincos para combinar com roupas específicas.

Com a internacionalização dos transportes, designers começaram a ter contato e ser influenciados por elementos de outras culturas, como ocorreu com Paul Poiret, inspirado por elementos orientais exóticos e pelo Ballet Russo.

Paul Poiret Design

Jeane Poire boivin

A década de 1930 teve sua atenção voltada para a elegância de Hollywood. Durante esse período vários artistas estavam experimentando com materiais diferentes no design de joias - vidro, tecidos, cobre, liga, papel, tinta, madeira.

Nos anos 40 a empresa de diamantes De Beers lançou uma campanha com o slogan “Diamantes são para sempre” e esta foi a pedra da década. Nasceu ali a cultura americana de que os anéis de noivado deveriam ser feitos de diamantes. Ainda mais influente, Hollywood esbanjava diamantes em suas produções, reforçando ainda mais a tendência.

Joias decadas de 30 e 40

A moda da década de 1960 queria funcionalidade e praticidade. As joias de plástico se tornaram populares pela variedade de formatos e cores. Colares em camadas, sobreposição de anéis, pulseiras grandes. Os anos 60 também foram marcados pelo surgimento de acessórios artesanais, padrões florais e texturas psicodélicas – foi o período hippie.

joias decada de 1960

A próxima década trouxe de volta as cores mais escuras e abusou das joias com miçangas. Nas passarelas, enormes brincos dourados foram popularizados. Outras tendências foram a mistura de materiais como cânhamo e couro e outros metais.

joias 1970

Os anos 80 deram vida aos penteados exagerados, ombreiras, roupas teladas e acessórios muito grandes. O estilo punk rock se tornou popular, assim como usar joias combinadas cedeu espaço à mistura de joias de diferentes estilos, dando mais identidade e personalidade aos looks.

joias 1980

A década de 1990 foi a década da diversão. Colares e pulseiras de borracha ou plástico, pingentes de borboleta, yin e yang, couro, miçangas, flores. Tudo era permitido e, de preferência, colorido!

brincos 1990 1

 

De lá para cá as tendências foram se reformulando e repetindo, como é comum no mundo da moda e do design. Hoje em dia as tendências informam mas não são necessariamente seguidas à risca. A individualidade e os gostos de cada pessoa é que vai dar o tom do seu estilo pessoal! Além do mais, com semi joias lindas e em tantos estilos diferentes, nada impede que experimentemos com tendências diferentes sempre e quando quisermos! 😉

Estilos de Brincos

Brincos Stud

Os brincos stud (pino em inglês) são bem famosos e tem um formato simples. Eles ficam bem próximos ao lóbulo da orelha. Normalmente, os studs são brincos pequenos. Discretos e básicos, eles são muito usados no dia-a-dia, mas também em ocasiões especiais. Alguns exemplos incluem os brincos ponto de luz ou os brincos de pérolas.

brincos stud

Brinco Stud

Brincos de Argola

Clássicos da moda, os brincos de argola tradicionais possuem formato de aro e vêm em vários tamanhos diferentes. Naturalmente simples, é este aspecto que o torna um acessório tão versátil e interessante. Os brincos de argola são mais usados em momentos de descontração como praias e festas.

brinco de argola

Brinco de Argola Elos Dourados

Brincos de Gota

O brinco de gota também é uma peça clássica. Com diversos tamanhos, os brincos de gota compõem desde looks mais casuais até os sofisticados – e fica lindo com qualquer estilo. Os brincos de gota menores são muito usados em ocasiões do dia-a-dia, enquanto os maiores são usados em situações mais formais.

brinco gota

Brinco em gota 

Brincos de pêndulo

Os brincos de pêndulo possuem pedras penduradas criando uma composição super elegante. De vários tamanhos diferentes, eles são ideias para ocasiões mais formais e especiais.

colar pendulo

Brinco Pêndulo

 

Brincos Cascata

O brinco cascata é geralmente grande e impactante. Eles complementam visuais sofisticados sendo o protagonista na composição do look geral. Os brincos cascata possuem várias camadas que passam a idéia de profundidade e elegância. São portanto ótima opção para um visual mais sofisticado para ocasiões especiais.

brinco cascata

Brinco cascata

Qual é o seu estilo de brinco preferido? 

***

A Méli Melo está no ramo da moda desde 2004. Nosso objetivo é proporcionar qualidade e inovação, sempre atenta às tendências do momento.

O Nosso diferencial é poder oferecer sofisticação e requinte aos nossos clientes, apresentando uma grande variedade de designs, além de produzirmos joias personalizadas.

Nosso maior orgulho é ter começado a Méli Melo desenvolvendo uma Linha Premium com:

* Prata 925 & Palladium (mineral raro mais caro que o ouro);
* Diamante Sintético (H&A);
* Pérolas Oceânicas;
* Pedras Naturais, Preciosas (Esmeralda Indiana, Rubi Indiano) e semipreciosas (Onyx, Ágatha, etc)

Nossas Semi Joias também são produzidas com padrão de excelência, com folheado de alta qualidade, zircônias de densidade 8 e pedras semi preciosas.