Coleção BUGS – Insetos são Tendência de Acessórios

abelha, aranha, borboleta, bugs, insetos -

Coleção BUGS – Insetos são Tendência de Acessórios

Os insetos há muito ocupam um lugar de destaque no design de joias. Do conhecido escaravelho no Egito Antigo até os besouros vivos presos e usados pelos vitorianos quando se sentiam em descompasso com a natureza, insetos têm sido usados como adorno e são tendência forte em 2020.

Insetos provavelmente não são a primeira coisa na sua mente quando pensa em tendências de joias e bijoux. Mas estamos aqui pra te contar que os insetos tiveram (e ainda têm) um impacto significativo no mundo da moda ao longo do tempo e, em especial, quando se trata de joias.

A tendência das joias de insetos evoluiu e cresceu em popularidade nos últimos anos. À medida que os acessórios grandes e marcantes continuam a dominar o mundo da moda, vemos cada vez mais borboletas, abelhas e besouros nas coleções. E não é nenhuma surpresa, já que essas criaturas no mínimo interessantes certamente chamam a atenção.

Como explica a designer de joias Yasmin Everley, “Insetos e besouros são um ótimo elemento de conversação porque brincam com as ideias de desejo e de repulsa. Eles também resumem o mantra ‘viva rápido, morra jovem e deixe um belo cadáver’, pois seus exoesqueletos permanecem enquanto sua carne mole se deteriora por dentro. ”

Assim fica fácil entender por que as joias inspiradas em insetos foram tão influentes ao longo da história e por que os artistas continuam a usá-las em seus designs até hoje!

Meli Melo joias e semi joias -  joias de insetos - Erykah Badu wearing Jessica Pass London Cicada bug jewelry

Erykah Badu usando joias da coleção Cicada de Jessica Pass 

 Joias de insetos ao longo da história

Registros de joias de insetos podem ser rastreadas ao longo de vários séculos. Heródoto e Aristófanes já faziam referência aos homens de Atenas usando adornos de grilos dourados nos cabelos.

Não se pode esquecer do escaravelho no Egito Antigo. Os egípcios acreditavam que o escaravelho era um símbolo de renovação e renascimento. Eles também associavam o escaravelho ao deus sol já que eles associavam a eclosão dos ovos ao deus do sol, Khepri, renascendo todas as manhãs e trazendo luz e vida à terra. Além disso, os escaravelhos eram comumente utilizados em joias e outros objetos porque se acreditava que eles tinham poderes mágicos de rejuvenescimento e que podiam funcionar tanto nos vivos quanto nos mortos.

Meli Melo joias e semi joias - joias egipcias escaravelho - joias de insetos - bugs

Coleção de joias do Egito Antigo com pulseira de escaravelho em lápis lázuli (British Museum, Londres)

Séculos depois, na era vitoriana, os europeus passaram a usar apetrechos inspirados em insetos porque queriam estar mais em contato com a natureza. Os designers da época mostravam suas habilidades na fabricação de peças intrincadas em formato de borboletas, libélulas, abelhas e mais animais selvagens. Os estilos incorporavam a relação entre a era industrial que se aproximava e o mundo natural. Mas eles não pararam por aí. Uma técnica popular na época era utilizar besouros vivos, colando pedras nas costas dos besouros e prendendo-os a correntes por meio de alfinetes. Eles também usavam vaga-lumes vivos em seus penteados. Além disso, os vitorianos praticavam muita taxidermia em outros animais por causa da moda e acabaram levando muitas espécies à quase extinção.

Meli Melo joias e semi joias - broche de besouro - era vitoriana - joias de insetos - bugs

Broche de besouro em ouro e pedras preciosas da era vitoriana

Até hoje ainda é possível encontrar joias feitas com o besouro makech, originário da américa do Sul, onde as asas do inseto vivo são adornadas com pedras preciosas. Felizmente prática definitivamente não é uma tendência!

Meli Melo joias e semi joias - joia de besouro -  joias de insetos - bugs

Coleção de pingentes de makech

Joias modernas inspiradas em insetos

A Gucci foi uma das primeiras casas de moda moderna a abraçar a tendência de design de joias de insetos. Sua icônica abelha foi usada pela primeira vez na década de 70 em anéis, brincos, colares com pingentes e muito mais. Estas peças possuem um acabamento dourado envelhecido, cristais envelhecidos nas asas e uma pérola de resina creme como corpo, que é coroado com o famoso 'G' entrelaçado. A abelha é agora um dos elementos chave da Gucci e aparece em muitos designs.

Meli Melo joias e semi joias - anel de abelha gucci

Anel de abelha Gucci

Outros designers contemporâneos como Alexander McQueen, Oscar De La Renta e Begüm Khan completam seus looks com joias que vão do besouro a colares de aranha e grandes anéis e broches de insetos.

Meli Melo joias e semi joias - anel de abelha gucci varios modelos

Aneis de inseto Gucci

Os insetos que você encontra nas joias de hoje são realistas e detalhados. Eles não são fofinhos, bonitinhos e suavizados que nos acostumamos a ver há vários anos atrás.

Coleção Bugs Méli Mélo

Nossa coleção Bugs é um exemplo impressionante de joias modernas inspiradas nos insetos. As peças da coleção Bugs são feitas em prata com paládio, folheado de alta qualidade, zircônia, diamante sintético e pedras semi preciosas. Borboletas, besouros, abelhas e moscas são o tema de semi joias lindas como brincos dramáticos, gargantilhas ousadas, anéis e broches elegantes.

Meli Melo joias e semi joias - anel de aranha com zirconia - joias de insetos - bugs

Meli Melo joias e semi joias - anel folheado de borboleta com zirconia - joias de insetos - bugs

Meli Melo joias e semi joias - anel formiga de palladium e diamante sintetico - joias de insetos - bugs

Meli Melo joias e semi joias - colar de perolas com besouro de zirconia - joias de insetos - bugs

Meli Melo joias e semi joias - croche de borboleta com zirconia - joias de insetos - bugs

Semi joias e acessórios de insetos são a maneira perfeita de adicionar um toque único ao seu estilo em qualquer época do ano.

***

As joias e semi joias da Méli Mélo passam por uma estrita curadoria e processo rigoroso de fabricação para garantir que você tenha uma peça sempre bela. Estamos localizados na Rua 25 de Março, centro histórico, cultural e comercial de São Paulo e atendemos a todo o Brasil através da nossa loja online e pelo Instagram.

Gostou do nosso catálogo? Não deixe de nos fazer uma visita e de explorar as novidades que postamos diariamente no Instagram!