Como Escolher Joias e Semi Joias

diamante, joias, pedras, semi joia, semi joias -

Como Escolher Joias e Semi Joias

As joias fazem parte integrante da cultura humana. Bonitas e requintadas, desde a antiguidade elas eram símbolo de status e pertencimento. Portanto, desde tempos imemoriais aprendemos a entender as joias como algo que nos fazer parecer e sentir melhor.

meli melo - joias antiguidade

Sabemos que é possível encontrar joias de todos os preços e qualidades mas vamos explorar os motivos pelos quais certas peças custam mais do que outras. Para entender as diferenças reais entre joias baratas e caras, e o que você está comprando em uma determinada faixa de preço, precisamos entender um pouco mais do assunto.

Joias Baratas x Joias Caras – a Regra

Há motivos claros pelos quais uma peça custa mais do que outra no universo das joias. Pechinchas geralmente mascaram algum sacrifício e você simplesmente pode não entender exatamente o que é esse sacrifício. Como assim?

Por que uma peça é mais cara do que outra se resume a três razões principais:

  • Quantidade e qualidade do metal usado
  • Quantidade e qualidade dos diamantes ou pedras utilizadas
  • Qualidade do trabalho do artesão

No quesito joias baratas x joias caras, é importante conhecer estes atributos da peça em questão para então avaliar se aquela peça é cara ou barata. Como cliente, você provavelmente compreende as diferenças básicas entre os tipos de metais preciosos usados ​​em joias, como a platina e o ouro branco. É  provável ainda que você entenda que certas joias valem mais por causa de seu tamanho ou até mesmo da sua natureza, como é o caso do diamante x topázio. Se você aprecia joias, será capaz de avaliar a qualidade do trabalho do artesão que forjou aquela peça e entenderá como essa habilidade afeta o preço final.

Além dessas três razões principais, também existem outros fatores que entram em jogo. As joias feitas à mão sempre custarão mais do que as produzidas em massa. Isso ocorre porque há um valor adicional fornecido na obra. Isso também se aplica a etiquetas de designers - você também está pagando, na verdade, pela arte. Você descobrirá que essas peças são mais exclusivas e, normalmente, só são colocadas à venda em joalherias especializadas, e não em grandes cadeias de lojas.

A diferença entre joias caras e baratas torna-se um pouco mais complicada quando se leva em consideração as pedras tratadas e as pedras sintéticas que são abundantes no mercado. É aqui que você precisa ter muito cuidado para não ser enganada e acreditar que está se saindo bem na barganha. Se o seu objetivo é adquirir uma jóia, saiba de onde comprar, a procedência do material e certificações de avaliação da peça. Se o seu objetivo é adquirir uma peça de alto padrão, feita com todo o cuidado e com materiais de qualidade, sem pagar pelo preço de uma jóia, sua melhor opção são as semi joias vendidas por empresas idôneas como a Méli Melo.

Meli Melo- Brincos 

Joias Caras – O Que Você Está Adquirindo?

Para entender melhor este conceito, vamos examinar exatamente o que você está pagando ao adquirir uma jóia ou semi jóia.

Sabemos que os metais mais valiosos são o ouro, a platina, a prata e o paládio. Também sabemos que esses metais são adornados com pedras que podem ser raras e preciosas, ou não tão raras e tampouco preciosas. Esta diferença na característica e qualidade das pedras pode ser identificada inclusive entre pedras do mesmo tipo.

Os diamantes são o exemplo perfeito. A diferença entre eles fez com que uma linguagem específica fosse adotada pelo GIA (Gemological Institute of America) para explicar as diferenças na qualidade dos diamantes – este sistema ficou conhecido como os 4Cs.

Os 4Cs se baseia na classificação dos diamantes com referência às suas 4 características básicas:

  • Carat ( o peso em quilates)
  • Color ( sua cor)
  • Clarity ( seu grau de pureza)
  • Cut ( o seu corte)

Conhecendo os 4 Cs, você pode fazer uma compra segura,  baseada em informações precisas e pode com mais facilidade comparar diamantes oferecidos por vários fornecedores. Este é um sistema universal, portanto, ao conhecê-lo você terá a certeza de fazer uma compra segura e baseada em informações precisas de avaliação daquela pedra.

meli melo - 4cs diamantes

 

Joias Baratas e Semi Joias – Como Comprar Sem Erro?

Joias e semi joias “baratas” podem ser lindas e são super importantes na composição de uma coleção pessoal. Ao adquirir joias e semi joias é importante ter a certeza de que o vendedor é idôneo, desta forma você poderá confiar na informação e não terá dúvidas quanto ao valor da peça e se está comprando gato por lebre.

Bijuterias devem ser compradas simplesmente com a premissa de que a beleza está nos olhos de quem vê. Se você acha uma peça de bijuteria bonita e acha que gostaria de usá-la, porque não? Investir em bijuterias e semi joias pode valer muito à pena e podem ser utilizadas em diversos ambientes e ocasiões.

Como Escolher Entre Uma e Outra?

É claro que nos dias de hoje é importante ter uma variedade de peças que vão das joias às semi joias e, porque não algumas bijuterias. Haverá momentos em que a elegância discreta será valorizada, enquanto em um evento de alto nível exibições de joias mais exuberantes são apropriadas.

Se você gostou de tendência e quer usar enquanto a moda dura, vá com tudo na bijuteria! Se você quer investir em peças de alta qualidade e atemporais que continuarão a dar não apenas por toda a sua vida, mas se tornarão relíquias de família para passar adiante, você pode comprar joias ou semi joias de qualidade, como as vendidas pela Méli Melo.

Uma peça 'cara' que é bem trabalhada, discreta, mas de excelente qualidade, funcionará bem no trabalho, no curso ou no dia a dia. Essas peças também funcionam bem para anéis de noivado - peças únicas e atemporais que durarão por toda a vida e se tornarão uma herança passada através de gerações. Já uma peça extravagante, com gemas maiores, será mais adequada para ocasiões formais ou importantes.

 

***

A Méli Melo está no ramo da moda desde 2004. Nosso objetivo é proporcionar qualidade e inovação, sempre atenta às tendências do momento.

O Nosso diferencial é poder oferecer sofisticação e requinte aos nossos clientes, apresentando uma grande variedade de designs, além de produzirmos joias personalizadas.

Nosso maior orgulho é ter começado a Méli Melo desenvolvendo uma Linha Premium com:

* Prata 925 & Palladium (mineral raro mais caro que o ouro);
* Diamante Sintético (H&A);
* Pérolas Oceânicas;
* Pedras Naturais, Preciosas (Esmeralda Indiana, Rubi Indiano) e semipreciosas (Onyx, Ágatha, etc)

Nossas Semi Joias também são produzidas com padrão de excelência, com folheado de alta qualidade, zircônias de densidade 8 e pedras semi preciosas.