Curiosidades Sobre os Piercings

acessórios, brinco, piercing -

Curiosidades Sobre os Piercings

Os piercings são acessórios cada vez mais populares, graças aos novos estilos mais delicados e femininos que temos visto nos últimos anos.

Piercings ao longo da história

Não podemos negar ... Acessórios são os melhores amigos de qualquer mulher (e homem), em praticamente qualquer cultura. Na verdade, o piercing é uma das modificações corporais mais antigas conhecidas pela ciência. Otzi, o homem de 5.300 anos cujo corpo foi encontrado preservado nos Alpes, não só tinha 61 tatuagens espalhadas pelo corpo, como também tinha furos nas orelhas para o uso de brincos.

Meli Melo - semi joia e bijuteria - história dos piercings

Além da questão estética, os piercings e brincos também carregam um significado cultural forte em diversas civilizações. Temos vários exemplos disso ao longo da história e alguns perduram até os dias de hoje, como a tradição indiana de furar a narina esquerda para ajudar com dores menstruais e que remonta a séculos passados, e diversas culturas africanas que ainda utilizam práticas tradicionais de piercing por motivos culturais variados. Em Bornéu, o pai e a mãe de uma criança furam um dos lóbulos dos filhos cada, como uma forma de mostrar que a criança depende deles.

Meli Melo - semi joia e bijuteria - brincos tutankamon

Par de brincos encontrados no túmulo de 

Tutancâmon

No Egito antigo os brincos já eram acessórios conhecidos, como evidenciado pelos buracos encontrados nos lóbulos das orelhas da múmia do rei Tutancâmon e dos brincos encontrados em seu túmulo. Outras civilizações antigas também usavam piercings e alargadores, como os olmecas no México, que costumavam aplicar alargadores nas bochechas dos homens que eram substituídos por peças cada vez maiores à medida que envelheciam. Já para os astecas, a localização do piercing e o material indicavam a posição social do usuário.

Existe ainda o fenômeno entre os marinheiros do passado, que usavam brincos em pelo menos uma orelha já há muitos séculos atrás. Embora o motivo pelo qual eles faziam isto ainda não esteja claro, especula-se que os piercings e tatuagens indicavam a experiência no mar ou quantas vezes eles já tinham cruzado o equador. Também acredita-se que a prática pode ter se desenvolvido como uma garantia de que o marinheiro teria um enterro digno com a venda do brinco, caso morresse longe de casa.

O piercing da vez

Na década de 1960 o piercing era um dos acessórios queridinhos dos adeptos do movimento hippie, que trouxeram a inspiração de suas viagens à Índia! Nos anos 1970 passaram a ser símbolo do movimento punk. Já na década de 1990 os piercings faziam parte da estética mais rebelde e gótica.

Os vários tipos de piercings na orelha continuam fazendo sucesso mas o queridinho deste ano é o piercing de septo! Existem registros de piercings de septo em culturas antigas africanas, americanas e até na Bíblia!

Meli Melo - semi joia e bijuteria - piercing no septo - polaire

Curiosidade – em 1910 a cantora francesa Polaire, que se autodenominava "a mulher mais feia do mundo" e era amada por pintores franceses como Toulouse-Lautrec, foi fazer uma turnê nos EUA onde se apresentava com um piercing no septo acompanhada de seu porco de estimação - Mimi. O piercing de septo de Polaire foi visto como uma marca da extravagância da cantora e não virou moda! ... até recentemente!

Na a ver com rebeldia, os piercings no septo viraram os queridinhos da galera que curte a moda de estilo boho, com forte influência da estética do anos 1970. Delicados e até românticos, os piercings de septo com estética mais clean podem ser combinados com roupas de qualquer estilo e são por si só o statement de um look.

O fato de que muitas celebridades aderiram ao uso de piercings ajudou a difundir o acessório junto à pessoas de vários estilos, permitindo que o acessório não ficasse mais associado a apenas uma manifestação cultural, como a do movimento hippie ou punk.

Meli Melo - semi joia e bijuteria - piercings atrizes famosas

Cuidados ao colocar piercings

Já faz alguns anos que os piercings voltaram a estar na moda e há até quem use vários de uma só vez! Mas, para evitar infecções e outros problemas é recomendável que os piercings sejam feitos em local apropriado, com profissionais treinados e qualificados para este trabalho que é tão delicado!

Os piercings de orelha evoluiram tanto que diferentes partes da orelha podem ser perfuradas. Os tipos de piercing mais comuns incluem o piercing padrão, que é feito no lóbulo da orelha. O piercing Daith, concha, tragus, industrial e rook piercing.

Meli Melo - semi joia e bijuteria - tipos de piercings na orelha

Esta semana publicamos no nosso Instagram um vídeo onde mostramos com é feito o furo do piercing na orelha! Clica no vídeo abaixo pra conferir!

 

 

...

A Méli Mélo esta no ramo da moda desde 2004. Nosso objetivo é proporcionar qualidade e inovação, sempre atenta às tendências do momento.

O Nosso diferencial é poder oferecer sofisticação e requinte aos nossos clientes, apresentando uma grande variedade de designs, além de produzirmos jóias personalizadas.

Nosso maior orgulho é ter começado a Méli Mélo desenvolvendo uma Linha Premium com:

* Prata 925 & Palladium (mineral raro mais caro que o ouro);
* Diamante Sintético (H&A);
* Pérolas Oceânicas;
* Pedras Naturais, Preciosas (Esmeralda Indiana, Rubi Indiano) e semipreciosas (Onyx, Ágatha, etc)

As joias e semi joias da Méli Mélo passam por uma estrita curadoria e processo rigoroso de fabricação para garantir que você tenha uma peça sempre bela. Estamos localizados na Rua 25 de Março, centro histórico, cultural e comercial de São Paulo e atendemos a todo o Brasil através da nossa loja online e pelo Instagram.

Gostou do nosso catálogo? Não deixe de nos fazer uma visita e de explorar as novidades que postamos diariamente no Instagram!