Jóias em Formato de Corrente são Tendência Atemporal

coleção, coleira, coleira de corrente, corrente, corrente de ouro, novidade, ouro, pulseira -

Jóias em Formato de Corrente são Tendência Atemporal

Coleiras e pulseiras em formato de corrente estão em alta

A cada temporada ficamos atentas às tendências que vão surgir nas passarelas, depois nas revistas e mídias sociais - e este ciclo se repete ano após ano! Mas, independente da temporada, as correntes em ouro são sempre um clássico no universo das jóias.

E, embora as correntes de ouro mais delicadas são comumente utilizadas em todas as estações, o universo da moda abraçou de vez as correntes mais pesadas e arrojadas. Tendência em renovação, as coleiras em formato de corrente representam o retorno a um estilo clássico que vem compondo o visual das mulheres (e homens) mais estilosos há milhares de anos. 


Correntes de ouro ao longo da história

Ícone atemporal de estilo e sempre presente em qualquer joalheria, as correntes em ouro tem um história que remonta a milhares de anos. Vamos conhecer um pouco do que fez com que este item continue sendo apreciado até os dias de hoje.

Corrente é, por definição, uma série de elos ou anéis geralmente metálicos, conectados ou encaixados um no outro, e utilizados para diversos fins. Os primeiros registros históricos de correntes de ouro utilizadas como adereço datam de cerca de 3000 anos A.C. no Oriente Médio.

Registros antigos também indicam que os egípcios antigos os usavam correntes de ouro com a finalidade de espantar maus espíritos e para atrair boa sorte. Os egípcios também usavam ouro para representar força, riqueza e amor eterno. Também é sabido que o ouro era abundante na Grécia antiga e que os gregos já criavam pingentes tridimensionais que adornavam correntes.

Corrente de bronze - cerca de 800 anos A.C. (Mesopotâmia)

Corrente de bronze - cerca de 800 anos A.C. (Mesopotâmia)

Colar de ouro - cerca de 1070 A.C. (Egito)

Colar de ouro - cerca de 1070 A.C. (Egito)

Na Idade Média, as jóias usadas na refletiam uma sociedade intensamente hierarquizada e consciente do conceito de status. A realeza e a nobreza usavam ouro, prata e pedras preciosas. Os estratos menos abastados da sociedade usavam metais comuns, como cobre ou estanho. 

Diz-se que o grande artista Leonardo da Vinci se aventurou no design de correntes durante o Renascimento, período no qual o uso de jóias como expressão individual ficava cada vez mais popular. Nesta época era comum usar uma longa corrente de ouro adornada com um pingente feito de materiais diversos e abundantes devido ao comércio de pedras proporcionado pelas grandes navegações.

Seis modelos de pingentes usados na Renascença.British Museum, Londres

Seis modelos de pingentes usados na Renascença.British Museum, Londres

No século XVII (período Barroco) o comércio internacional floresceu e permitiu que uma classe média de comerciantes e artesãos aumentasse consideravelmente sua riqueza. Nasce a burguesia que tem agora o poder aquisitivo para comprar jóias que antes eram reservada aos nobres. Neste período surgem os joalheiros “de varejo”, que se distinguiam dos joalheiros-artesãos do passado.

Design de correntes L’Égaré

Design de correntes L’Égaré

E foi durante o reinado da Rainha Victoria que o mundo foi testemunha de grandes mudanças incentivadas pela Revolução Industrial - automóveis, eletricidade e encanamento interno e incríveis descobertas científicas. 

O advento da fotografia impulsionou um tipo de mídia que passou a ser avidamente consumido quando a jovem Rainha Victoria foi coroada. Nesta época revistas voltadas para o público feminino trazia artigos para a casa, maternidade e moda! Assim, a moda real passava a ser amplamente copiada.

Correntes de ouro - Era VitorianaCorrentes de ouro - Era Vitoriana

Correntes de ouro - Era Vitoriana

Na virada do século XX, um novo estilo delicado foi possível graças ao uso de platina em combinação com diamantes. Durante a Belle Epoque, pingentes leves e detalhados eram usados em finas correntes de ouro. Gargantilhas e coleiras intrincados, incrustados de diamantes brilhavam dia e noite. Subsequentemente, o período retrô abusou das correntes de ouro rosa, amarelo e verde. 

Lucien Gautrait corrente e pingente em esmalte e safira - Belle Epoque

Lucien Gautrait corrente e pingente em esmalte e safira - Belle Epoque

Correntes de ouro - período Retro (década de 1940)Correntes de ouro - período Retro (década de 1940)Correntes de ouro - período Retro (década de 1940)

Correntes de ouro - período Retro (década de 1940)

Correntes de Ouro em 2020

Se existe uma tendência de joalheria que é clássica e pode valorizar qualquer visual, um estilo superou todos os outros - a corrente de ouro. Pode ser que ela não seja a maior tendência todos os anos mas, volta e meia surge ela de volta como a principal tendência da estação, o que faz delas jóias atemporais e versáteis.

E não causa espanto que desde o verão europeu de 2019 as correntes voltaram com grande destaque. Feito de ouro puro ou de materiais mais baratos, a tendência é acessível a todos e é vendida das principais joalherias e lojas de departamento das grandes cidades!

Veja abaixo como mulheres estilosas têm incorporado as correntes no seu visual.

colar de corrente

Foto: Szymon Brzóska/The Syle Stalker

Foto: Szymon Brzóska/The Syle Stalker

Foto: Szymon Brzóska/The Syle Stalker

colar de corrente

@luciazolea

@camillecharriere

@camillecharriere

Na brasileiríssima H.Stern, as correntes pesadas e poderosas já se consagraram como hit em parceiria lançada em 2005 com a designer Diane Von Furstenberg.

Pulseiras Sutra de ouro amarelo em tamanho pequeno e bold - Diane Von Furstenber para H. Stern

Pulseiras Sutra de ouro amarelo em tamanho pequeno e bold - Diane Von Furstenber para H. Stern

A Méli Mélo criou para você uma linda coleção de coleiras e pulseiras em formato de corrente, inspiradas nas coleções de maior sucesso no Brasil e no exterior, com qualidade e preço inigualáveis.


Coleção Elo

Meli Melo - Coleção Elo Basic - coleira e pulseira em corrente de ouro

Meli Melo - Coleção Elo Basic - coleira e pulseira em correnteMeli Melo - Coleção Elo Basic - coleira e pulseira em corrente de ouroMeli Melo - Coleção Elo Basic - coleira e pulseira em corrente de ouroMeli Melo - Coleção Elo Basic - coleira e pulseira em corrente de ouroMeli Melo - Coleção Elo Basic - coleira e pulseira em corrente de ouro

...

A Méli Mélo esta no ramo da moda desde 2004. Nosso objetivo é proporcionar qualidade e inovação, sempre atenta às tendências do momento.

O Nosso diferencial é poder oferecer sofisticação e requinte aos nossos clientes, apresentando uma grande variedade de designs, além de produzirmos jóias personalizadas.

Nosso maior orgulho é ter começado a Méli Mélo desenvolvendo uma Linha Premium com:

* Prata 925 & Palladium (mineral raro mais caro que o ouro);
* Diamante Sintético (H&A);
* Pérolas Oceânicas;
* Pedras Naturais, Preciosas (Esmeralda Indiana, Rubi Indiano) e semipreciosas (Onyx, Ágatha, etc)

Nossas Semi Jóias também são produzidas com padrão de excelência, com folheado de alta qualidade, zircônias de densidade 8 e pedras semi preciosas.