Palladium – o Metal Precioso que Vale Mais do que o Ouro e Conquistou o Universo das Joias

joias, paládio, palladium, semi joia, semi joias -

Palladium – o Metal Precioso que Vale Mais do que o Ouro e Conquistou o Universo das Joias

O paládio é hipoalergênico e uma ótima escolha para quem tem problemas de sensibilidade

Considerado uma alternativa inteligente e mais leve à platina, o palladium (ou paládio) ganhou imensa popularidade como o metal de preferência para joias tanto por mulheres quanto por homens.

O palladium é um metal precioso que possui uma semelhança incrível com a platina mas que não custa tão caro! Sua cor natural é o branco e, por este motivo, o palladium não precisa levar banho de ródio para ser considerado uma joia. Outra característica atraente do paládio é que ele é hipoalergênico (sem níquel) e resistente a manchas causadas por desgaste e exposição prolongada.

Pureza e composição de paládio

Na fabricação de joias, uma peça de palladium deve aderir ao padrão de pureza de 95%, idêntico ao nível de pureza usado na criação de joias de platina. O rutênio é adicionado à liga de paládio, assim como outros metais hipoalergênicos e práticos que produzem maior rigidez e consistência à joia.

Na Méli Mélo todas a joias de palladium possuem pureza de 950, o que denota um conteúdo de paládio de 95% e uma composição de liga de 5%. Ao comprar paládio, sempre confirme se o nível de pureza está acima de 90%, o padrão da indústria, e não contém uma quantidade muito grande de outros metais.

Meli Melo joias e semi joias - anel de noivado de palladium paládio com diamante

Ouro vs. Prata

O ouro é considerado como o primo rico da prata. No entanto, a prata também é um membro que merece destaque na família dos metais preciosos. Além da fabricação de joias, os dois metais tem ainda aplicações práticas de extrema importância nos dias de hoje.

Em termos de valor, a prata custa muito menos do que o ouro. No final de abril de 2020, o preço do ouro pairava em cerca de US $ 1.700/onça, um aumento de mais de 544% desde o no 2000. No mesmo período, o preço da prata estava perto de US $ 15/onça, um aumento de quase 235% desde o ano 2000.

Meli Melo joias e semi joias - joias de ouro joias de prata

Ouro vs. Platina

Assim como a prata, a platina oferece alguns dos mesmos benefícios do ouro. A platina também é um metal muito utilizado em joias, especialmente em anéis de noivado e de casamento. Seu uso também se estende às indústrias automotiva, química, eletrônica e de saúde. Por ser o metal menos reativo conhecido pelo homem, a platina tende a ser mais útil do que o ouro; além disso, é um metal mais escasso e muito mais difícil de se extrair do que o ouro.

“Toda a platina já produzida cobriria apenas seus tornozelos em uma piscina olímpica. Todo o ouro já produzido encheria três piscinas olímpicas ”, de acordo com o World Platinum Investment Council.

Em termos de preço, o ouro atualmente custa mais que a platina. Como já vimos, o ouro estava próximo a US $ 1.700/onça no final de abril de 2020, e o preço da platina estava em torno de US $ 770/onça.

Ouro vs. Palladium

Para manter nossa base de comparação no mesmo período, em abril de 2020, o palladium era o metal precioso de maior preço no mercado. Enquanto o preço do ouro estava perto de US $ 1.700/onça, o preço do palladium ultrapassava US $ 1.900/onça.

Além de seu preço estar próximo do ouro, os dois metais oferecem diversas aplicações práticas. Por exemplo, o palladium é encontrado em sistemas de exaustão automotivos, bem como em joias, eletrônicos e produtos odontológicos. O palladium é um subproduto da platina e do níquel e purifica o hidrogênio.

Por que o paládio custa mais que o ouro? É muito simples: a demanda historicamente excedeu a oferta.

“O status do paládio como subproduto da mineração de platina ou níquel significa que os produtores não respondem rapidamente às mudanças de preço e projeta-se que a produção ficará aquém da demanda pelo nono ano consecutivo em 2020.” Bloomberg

Porque escolher uma joia de palladium ao invés de ouro branco?

A maioria das pessoas que busca uma joia de ouro branco o faz porque queria uma joia de metal branco E, porque tem conhecimento de que o ouro é um metal precioso. Mas a maioria das pessoas não sabe que o ouro branco não é um metal verdadeiramente branco!

Pense nisso ... de que cor é o ouro quando sai do solo? Isso mesmo, é amarelo! Portanto, para fazer um anel de ouro branco de 14kt, o joalheiro pega 58% de ouro puro (lembre-se que o ouro puro é amarelo brilhante) e liga o ouro puro com ligas de metal branco, como o níquel. Essas ligas “branqueiam” o metal, deixando-o com uma leve cor amarelada. Portanto, o ouro branco não é uma cor branca verdadeira como a platina, palladium, prata ou aço.

 Meli Melo joias e semi joias - joias de palladium paládio

A última etapa antes da joia chegar à vitrine da joalheria, ou na caixa de presente dos joalheiros, é seja banhada a ródio. A joia com banho de ródio faz com que pareça na cor de platina. É como o revestimento de cromo do para-choques do seu carro. Mas o revestimento de ródio desaparece depois de pouco tempo, mostrando a verdadeira cor do anel de ouro branco. Claro, você pode ir a um joalheiro e pagar para ter sua joia banhada a ródio novamente – ou você pode optar por uma joia de palladium.

O palladium é também um metal precioso (atualmente mais caro do que o ouro) e é naturalmente branco e, portanto, não precisa ser banhado a ródio para manter a tonalidade original. Ele permanecerá branco para sempre e não vai amarelar.

Além disto, as joias de ouro branco contêm uma certa quantidade de níquel, o que não ocorre nas joias de palladium e faz destas a escolha perfeita para quem tem sensibilidade ao níquel.

***

As joias e semi joias da Méli Mélo passam por uma estrita curadoria e processo rigoroso de fabricação para garantir que você tenha uma peça sempre bela. Estamos localizados na Rua 25 de Março, centro histórico, cultural e comercial de São Paulo e atendemos a todo o Brasil através da nossa loja online e pelo Instagram.

Gostou do nosso catálogo? Não deixe de nos fazer uma visita e de explorar as novidades que postamos diariamente no Instagram!