Semi Joias com Turmalina Fusion – O Luxo que Você Quer Ter!

Turmalina Agua, Turmalina Fusion, Turmalina Fusion Semi Jóias, Turmalina Paraíba, Turmalina Paraíba Fusion, Turmalina Paraíba Fusion Semi Jóias, Turmalina Paraíba Semi Jóia, Turmalina Semi Jóia -

Semi Joias com Turmalina Fusion – O Luxo que Você Quer Ter!

De vermelhos profundos a rosa pastel, de verdes escuros a amarelos vívidos e azuis vibrantes, os cristais de turmalina têm a mais ampla gama de cores de todas as gemas.

Não surpreende o fato de que, ao longo da história, as turmalinas tenham sido identificadas como vários outros tipos de pedras, desde rubis a safiras e até esmeraldas.

A turmalina é identificado hoje pelos cientistas como um grande grupo de minerais compostos por silicato de boro e cuja coloração se deve à presença de diferentes minerais também presentes em sua composição, como o ferro, o manganês, o titânio e o cobre.

As turmalinas podem ser encontradas em todos os continentes do mundo, mas são extraídas principalmente em minas no Brasil e em diversos países da África.

Apesar do fato de que certas variedades de turmalina serem muito mais raras do que os diamantes e podem ser, portanto, consideravelmente mais caras, as turmalinas são descritas como pedras semipreciosas.

Meli Melo joias e semi joias - conjunto brinco e anel palladium com zirconia e pedra fusion - fusion gems

Conjunto de brinco e anel em palladium com zircônia e turmalina fusion

Cores de turmalina

As turmalinas são únicas em sua variedade de cores e com elas é possível recriar o arco-íris! A cor de uma turmalina pode determinar seu valor, sendo que pedras do raro azul neon, mais conhecido como verde da Paraíba, podem variar entre 30 mil e 100 mil dólares por quilate.

Meli Melo joias e semi joias - turmalina de diferentes cores - fusion gems - capa

A turmalina pode mudar de cor?

A resposta é sim! A cor das turmalinas pode mudar drasticamente quando vistas de ângulos diferentes, por exemplo, de um verde claro a quase preto. O termo técnico para isso é pleocroísmo, fenômeno que acontece quando certos minerais absorvem a luz de maneira seletiva segundo suas diferentes direções de vibração, mudando de cor.

Isso acontece naturalmente a partir da estrutura dos cristais, mas pode também ser aprimorado pelo corte da pedra. Cortar a turmalina para maximizar este efeito é uma arte que exige muita habilidade e especialização.

Meli Melo joias e semi joias -  turmalina melancia - fusion gems

Turmalina Melancia Lapidada

Meli Melo joias e semi joias -  turmalina paraiba cartier - fusion gems

Anel Cartier de Turmalina Paraíba

Algumas pedras naturalmente têm mais de uma cor, como é o caso da turmalina melancia, que é verde em uma ponta e rosa na outra. Mas a espécie mais apreciada é a rara forma azul neon, a famosa Turmalina Paraíba, que deve o seu nome à região do Brasil onde foi descoberta em 1989. Além do Brasil, foram encontradas pedras semelhantes também na Nigéria e Moçambique, o que gerou enorme debate sobre o quem vem a caracterizar a Turmalina Paraíba, mas o nome permaneceu em homenagem à primeira descoberta em solo brasileiro.

O que torna a Turmalina Paraíba tão popular é seu brilho único. Essa pedra tem um brilho que só pode ser descrito como neon ou elétrico. O brilho é atribuído a vestígios de cobre contidos na composição química de cada pedra. As pedras mais caras podem custar dezenas de milhares de dólares por quilate.

Uma pedra de Turmalina Paraíba descoberta na mina da Pederneira em Minas Gerais no ano de 2011 foi avaliada em 1.2 milhões de dólares.

turmalina mais cara do mundo

Turmalina mais cara do mundo, encontrada em 2011 no Brasil

Turmalina Fusion

As minas de turmalina localizadas no Brasil já estão praticamente esgotadas, assim como as minas africanas, o que faz com especule-se que o valor da Turmalina Paraíba vá alcançar cifras ainda mais altas no futuro, pela raridade da pedra.  

Entram em cena as turmalinas fusion, que nada mais são do que turmalinas sintéticas, produzidas com a mais alta qualidade em laboratório, a partir da fusão de cristais e fragmentos da verdadeira turmalina, o que confere às pedras fusion um efeito ranhurado ou craquelado, extremamente semelhante à pedra preciosa.

Por serem produzidas em laboratório a partir da fusão de pedras semi preciosas com fragmentos da pedra preciosa, as turmalinas fusion são as pedras ideais para confecção de semi joias de luxo, uma vez que são únicas e possuem o aspecto idêntico às pedras naturais.

Algumas peças da coleção Méli Mélo:

Meli Melo joias e semi joias - anel folheado com zirconia e turmalina fusion - fusion gems

Anel folheado com zircônia e turmalina fusion

Meli Melo joias e semi joias - conjunto brinco e anel folheado com zirconia perola  turmalina fusion - fusion gems

Conjunto de anel e brinco folheado com zircônia, pérola e turmalina fusion

Meli Melo joias e semi joias - brinco anel pulseira folheado com zirconia e turmalina fusion - fusion gems

Conjunto de pulseira, anel e brinco folheados com zircônia e turmalina fusion

Meli Melo joias e semi joias - brinco folheado com zirconia e turmalina fusion - fusion gems

Brinco folheado com zircônia e turmalina fusion

Na Méli Mélo nós desenvolvemos uma coleção de semi joias elegantes e sofisticadas com colares, anéis e brincos feitos com folheado da mais alta qualidade, prata 925, palladium e as mais belas turmalinas fusion do Brasil! Confira as nossas publicações no Instagram e conheça a loja da Méli Mélo online!

Gostou das peças que mostramos aqui? Entre em contato conosco para uma consulta de preço!

***

As joias e semi joias da Méli Mélo passam por uma estrita curadoria e processo rigoroso de fabricação para garantir que você tenha uma peça sempre bela. Estamos localizados na Rua 25 de Março, centro histórico, cultural e comercial de São Paulo e atendemos a todo o Brasil através da nossa loja online e pelo Instagram.

Gostou do nosso catálogo? Não deixe de nos fazer uma visita e de explorar as novidades que postamos diariamente no Instagram!